Perguntas Frequentes

Os requisitos são:
– Prestar exame do Processo de Admissão.
– Ser encaminhado pelo Presbitério (da Igreja Presbiteriana do Brasil) se for candidato ao ministério pastoral da IPB ou ser encaminhado pela Igreja, nos casos de outras denominações evangélicas ou não candidato ao ministério da IPB;
– Ser membro da mesma Igreja Evangélica há, pelo menos, 03 (três) anos; e
– Ter concluído ensino médio ou equivalente, em caso de estudo no exterior.
– Antes de adentrar ao Seminário, converse com seu pastor.
– No encaminhamento do aluno, deverá ser informado o pastor responsável pela tutoria durante o período do aluno estar no seminário.
Sim, apenas o Processo de Admissão do ano correspondente é válido para entrar no seminário.
Geralmente, as inscrições para o processo de admissão são abertas entre os meses de julho e agosto. O processo de admissão é anual, não semestral.
– Conhecimentos Gerais da Bíblia;
– Símbolos de Fé da IPB – Confissão de Fé de Westminster e os Catecis­mos Maior e Breve (Doutrina IPB);
– Língua Portuguesa;
– Literatura Brasileira;
– Redação; e
– Língua Inglesa.
Sim, todas as aulas são presenciais de segunda a sexta-feira no período noturno. 
Os turnos para o Bacharel de Teologia são: Noturno: segunda a sexta (dias úteis) das 19h00 às 22h15 (Duração do curso: 4 anos).
Ao longo do curso são previstas em torno de 90 disciplinas. Consulte a grade corrente disponível: clique aqui.
Apenas as disciplinas do departamento de Cultura Geral, exceto línguas e Monografia, podem ser dispensadas para quem as estudou em Ensino Superior em instituição reconhecida pelo MEC (sujeito à análise do professor da disciplina, do coordenador e do diretor).
Para dispensa das disciplinas de línguas, o aluno assim que for matriculado no seminário deve fazer uma prova de proficiência e, se a nota for maior do que 7 (sete) o aluno fica dispensado.
As demais disciplinas não podem ser dispensadas.
O valor da mensalidade é definido/ajustado anualmente. Para 2024, valor definido para novos alunos do Curso Regular é de R$540,00. Para alunos ouvintes, a mensalidade é de R$75,00 por disciplina. Qualquer dúvida, favor contactar a secretaria do Seminário.
Neste momento, há expectativa de alojamento disponível apenas para alunos solteiros. (Conferir disponibilidade com a Secretaria)
• Diploma de conclusão de Ensino Médio ou equivalente;
• Histórico Escolar do Ensino Médio;
• Identidade (RG);
• Título Eleitoral;
• Certificado de Reservista;
• CIC/CPF;
• Atestado Médico de Sanidade Física e mental (original);
• Três (3) fotografias 3 x 4;
• Formulário de Matrícula (preenchido pelo Presbitério);
• Boleto bancário da 1a parcela da anuidade (quitado);
Certidões eclesiásticas: além dos documentos citados no item anterior, quem for candidato ao Ministério da Palavra deve enviar, também:
• Certidão expedida pelo Conselho de sua Igreja declarando que você manifestou,
sincera vocação pastoral, e é membro da igreja, perfeitamente integrado, há pelo
menos 3 anos;
• Certidão expedida pelo Presbitério a que sua igreja estiver jurisdicionada declarando que foi aceito como candidato ao ministério na forma estabelecida peloSC/IPB;
Atenção: Caso você não seja candidato(a) encaminhado(a) pelo Presbitério, basta mandar a Certidão expedida pelo Conselho de sua Igreja declarando que você é membro da igreja, perfeitamente integrado(a), há pelo menos 3 anos;
Documentos que seguem com essa mensagem:
• Formulário de matrícula (que deverá ser preenchido pelo Secretário Executivo do
Presbitério ou pelo seu tutor);
• Modelo da Certidão a ser expedida pelo Conselho de sua Igreja;
• Modelo da Certidão a ser expedida pelo Presbitério;
O curso de teologia oferecido por esse seminário se trata de curso livre, sem o reconhecimento do MEC, não podendo ser aproveitado para fins de graduação em instituições reconhecidas pelo MEC, ofertado exclusivamente para formação de pastores da Igreja Presbiteriana do Brasil e de outras igrejas.
Os alunos regulares que iniciaram os estudos na antiga Fatesul terão as suas grades aproveitadas e poderão continuar normalmente os estudos no SPS Ext. Curitiba.
Os alunos, que por algum motivo interromperam os seus estudos no período da Fatesul, poderão retomá-los como alunos regulares do SPS Ext. Curitiba, desde que o período de interrupção não seja superior a 4 semestres. Caso o período de interrupção supere o prazo acima mencionado, o reingresso deve ser realizado por meio do Processo de Admissão Unificado, anualmente ofertado.